
Muitos pais sentem constrangimento quando precisa falar com os filhos acerca da vida sexual, e quando lhes faltam esta direção o barco fica a deriva e pode naufragar! Salomão trás à tona a necessidade de um diálogo franco e aberto acerca deste assunto e priorizando os princípios regidos pela Palavra de Deus, em contraste com os princípios mundanos:
A Sedução Mundana:
Inicia-se de forma meiga e doce e termina em amargura e morte.
“Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca é mais macia do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como absinto, agudo como a espada de dois gumes.Os seus és descem à morte; os seus passos seguem no caminho do inferno”. Provérbios 5.3,4
“E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera?” Provérbios 5.20
“Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida, para te guardarem da mulher má, e das lisonjas da língua da adúltera.Não cobices o teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares.Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem”. Provérbios 6.23-26
“Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos às que destroem os reis”. Provérbios 31.3
O Conselho Divino:
A satisfação do casamento proporciona o prazer constante e contínuo estabelecendo a fidelidade como resultado de uma consciência de prestar contas a Deus:
“Seja bendito o teu manancial;regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem- te os teus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.E porque filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera?Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas.” Provérbios 5.18-21.