quinta-feira, 20 de agosto de 2009

REFLEXÃO PARA CASAIS



“Aos que desejam se separar e a família nos tempos modernos”
Introdução: O Casamento é uma benção de Deus para o homem e a mulher. É instituição divina e não humana. O Senhor determinou o casamento na ocasião do Jardim do Éden, visto que disse: “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). Observe que desde o passado, o Diabo sempre quis impedir os planos do Senhor quanto à benção do casamento para os filhos e filhas de Deus, tentando macular o precioso matrimônio.
1. Preste atenção como surgem as crises, e dentre muitos, alguns motivos são: “ ausência de comunicação, dinheiro, sexo e falta de respeito com o cônjuge. É triste que alguém sempre acha que está coberto de razão para poder sair do casamento, mas quando humildemente se faz uma reflexão, pensando em que ponto existem erros, tanto de um lado quanto de outro, as coisas com certeza se harmonizam.
2. Em primeiro lugar: “Porque não lutar para a restauração do lar?” Conheço testemunhos excelentes em que, tanto mulheres quanto homens, já perto de uma desastrosa separação, dizendo que não existia mais amor e até com processos de divórcio em andamento na justiça, foram atingidos pelo poder de Deus e lutaram orando, jejuando, aconselhando-se, fazendo campanhas para o lar ser restaurado e foram atingidos pela graça restauradora de Deus. Quantos casais que já se perdoaram até atos de adultério e venceram através do perdão! Tenho visto nestes anos de ministério a restauração de muita gente e muitas famílias, e por acreditar no maravilhoso poder de Deus e na sua graça curadora é que escrevo estas linhas para tentar ajudar aos matrimônios em crises.
3. Satanás usa a mídia dos tempos modernos para fazer com que esta sociedade atual, ache que é normal e natural uma separação conjugal. As próprias novelas estão recheadas de tramas entre casais em que os valores familiares são atropelados em função de uma grande paixão apresentada com atores saudáveis e bonitos em que os telespectadores são levados inconscientemente a torcerem pelo erro.

4. A televisão com uma programação maldosa e muitas vezes nociva incentiva juvenis e adolescentes a namorarem, inclusive crianças de 13 anos a beijarem na boca, despertando intensamente o libido, depois vem os problemas para a igreja orar. Moças de família saem de casa prematuramente para viverem sozinhas e acabam caindo em aventuras amorosas que lhe custam depois de um certo tempo muito caro. O Diabo quer tornar o erro natural. O Cristão que ama a palavra não deve concordar com isso. Por um outro lado há aqueles que usam o casamento como fuga para saírem da tutela dos pais. Quero afirmar que o casamento não é fuga e nem trampolim para a independência. Casamento é compromisso de verdade e responsabilidade para pessoas maduras.
5. Hoje em dia o jovem quer ter independência, morar sozinho e não dar satisfação a ninguém. As ferramentas que o inimigo tem usado, você já conhece, são elas: Äs novelas, os programas de auditório, determinadas amizades e algumas pessoas até se espelham na vida conjugal dos artistas, como se eles fossem a referência moral para a família brasileira, (sei que existem raras exceções, mas são poucas).
6. As campanhas desregradas feministas, as revistas que exploram a sensualidade da mulher, tratando-a como objeto de desejo, tem influenciado e desequilibrado tudo, é um bombardeio contra a família. A chamada luta pelos direitos da mulher e o feminismo frenético, alavancaram uma onda de desentendimentos matrimoniais, não que eu seja contrario ao direito da mulher, é justo, mas a falta de equilíbrio neste assunto relevante e o atropelo da palavra de Deus, quanto aos princípios da autoridade no lar e a boa ordem na família, tem gerado todos estes conflitos. Por um outro lado, lamentavelmente, alguns homens ficaram mais arrogantes, interesseiros, agressivos com suas esposas e tudo isso é fruto da opressão espiritual e da falta de uma maior comunhão com o Deus da bíblia.
7. Se você está passando alguma crise conjugal, quero lhe dizer que por detrás de tudo isso, está a opressão maligna. Somente com oração e aconselhamento na palavra de Deus a crise conjugal será vencida. Segue abaixo alguns textos bíblicos, acerca da união do casamento. É o ponto de vista bíblico que só autoriza o divórcio em caso de prostituição (adultério) ou por falecimento de um dos cônjuges.

TEXTOS BIBLICOS:
“Assim não são duas pessoas mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu” (Mateus 19:6)
“Eu (JESUS) vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher (ou marido) não sendo por causa de prostituição,
e casar com outra, (ou outro) comete adultério; e o que casar com a repudiada (repudiado) também comete adultério”
( Mateus 19:9)
“Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas morto o marido, está livre da lei do marido” (Romanos 7:2)
“De sorte que vivendo marido será chamada adultera, se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for doutro marido” (Romanos 7:3)
“Mas por causa da prostituição cada um tenha sua própria mulher e cada uma tenha o seu próprio marido” ( I Coríntios 7:2)

“A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para
casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor” (I Coríntios 7:39)
“Todavia, aos casados, mando mão eu mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido” (I Coríntios 7:10)
“ Se porém se apartar que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido, e que o marido não deixe a mulher”
(I Coríntios7: 11)
“O marido pague a mulher a devida benevolência (fazer o bem, boa vontade) , e da mesma sorte a mulher ao marido”
( I Coríntios 7:3)
“Não vos defraudeis (impedir) um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes à oração “Que os dois não se neguem um ao outro (defraudar) a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicarem à oração. Mas depois devem voltar a ter relações a fim de não caírem em tentações de Satanás por não
poderem se dominar”(I Coríntios 7:5)

“Maridos amai vossas mulheres...” ( Efésios 5: 25)
“Mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor” (Efésios 5:22)
“...e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” (Gênesis 3:16)

“O amor é sofredor, é benigno, o amor não é invejoso, o amor não trata com leviandade, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal” ( I coríntios 13:4 e 5)
“Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós” ( Mateus 6:14)
“Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete”(Mateus 18:22)
“Venerado seja entre todos o matrimonio e o leito sem macula, porem aos que se dão a prostituição e aos adúlteros
Deus os julgará” Hebreus 13:4
“Porque o marido é o cabeça da mulher...” Efésios 5:23

Observação: Os homicidas e adúlteros não herdarão o reino dos céus (Apocalipse 2:21 e 22:15)
(I Coríntios 6:10)
Conclusão: Separação não é solução quando não se enquadra nestes princípios bíblicos. Os que ignorarem a Palavra de Deus quanto a estes assuntos, sofrerão as responsabilidades das suas atitudes contrarias a Palavra do Senhor. Por isso recomendo aos casais que estão enfrentando crise matrimonial que peçam ajuda, procurem aconselhamento antes de qualquer atitude de separação, busquem a Deus pedindo ajuda. Meu irmão (ã), lute pelo seu casamento, não deixe o diabo enganar você dizendo que a separação é a solução, diga não ao inimigo e ore ao Senhor, e certamente quando clamar a Ele por socorro, você não ficará sem resposta.Creio que este é caminho para que o Senhor libere a sua benção sobre sua vida.

Pr. Wilson Teixeira
Igreja Metodista Ortodoxa
Ministério do Avivamento de S. Camará