sábado, 21 de julho de 2007

RELACIONAMENTO

RELACIONAMENTO
O Senso de Humor é IMportante - Pr. Josué Gonçalves
********************************************
SENSO DE HUMOR É IMPORTANTE
Nunca permita que o jogo da vida se transforme numa batalha campal. É preciso ter um boa dose de humor para lidar com as pressões do casamento.
"Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia"(Ef 4.31)
Existem dois tipos de pessoas no mundo, as nutridoras e as tóxicas.
Pessoas tóxicas, intoxicam o ambiente com ansiedade, tristeza, descontentamento, ódio, sentimento de vingança e MAU HUMOR.
Um cientista, fazendo uma pesquisa sobre a sensibilidade das plantas, descobriu que um ambiente tóxico faz mal para as plantas. Algumas plantas são tão sensíveis, que nunca se dariam bem em um presídio, manicômio, etc. Se um ambiente tóxico faz mal para as plantas, quanto mais para os filhos, cônjuges, etc.
Você já teve a experiência de estar bem, e logo após conversar com certas pessoas você fica pra-baixo, chateado e mau humorado? Estas são pessoas tóxicas. Quando alguém tem dentro de si raízes de amargura, ele não apenas se auto-destrói, como vai contaminando pessoas ao seu redor (Hb 12.15).
Veja como isto acontece: O diretor de uma empresa passava por uma crise conjugal, o que provocava alguns conflitos. Os dois formavam um "casal tóxico". No domingo, por um motivo banal, brigaram mais uma vez e houve agressões físicas. Ele não dormiu na mesma cama que ela. Pela manhã ele saiu para trabalhar com raiva, ressentido e mal-humorado. Passou com o carro na portaria e não cumprimentou o porteiro. Assim que entrou em sua sala, mandou a secretária chamar o gerente. Quando o gerente entrou na sala, ele começou a falar alto e cobrar até o que o homem não devia em termos de produção. Ofendeu o rapaz intoxicando-o. Depois da reunião o gerente saiu da sala com os nervos à flor da pele, e chamou o encarregado. Quando o encarregado entrou na sala, ele transferiu toda toxina recebida para o seu subordinado, cobrou além dos limites do bom senso, ofendeu o funcionário e o mandou produzir mais. Ao sair da sala, o encarregado chamou o operador de máquina e transferiu toda toxina que recebeu para o seu subordinado. Gritou, ofendeu e fez cobranças absurdas. O operador saiu, e em vez de produzir 100 peças, terminou o dia com 70 peças. Foi para casa e no caminho ofendeu o cobrador do ônibus. Ao chegar em casa, a esposa o recebeu com um bolo de chocolate e disse: "Fiz para você, é o que você mais gosta". Ele olhou para o bolo e com uma expressão facial de reprovação disse: "Já ganho pouco e o que sobra você fica gastando com bolo, doce, etc. Não quero bolo coisa nenhuma". A mulher intoxicada pelo marido, joga o bolo no lixo. Ai vem o filho e diz: "mãe me da um pedaço de bolo". Ela lhe dá uma bronca sem razão e o manda para fora. O menino sai chorando e intoxicado. No caminho encontra o cachorro que quer brincar com ele. Nervoso ele chuta o cachorro que sai correndo. La na frente o cachorro intoxicado encontra o gato e sem razão o provoca e o morde. O gato sai ferido e intoxicado, encontra um rato que esta passando, então parte para cima do rato. O rato escapou mas perdeu um pedaço do rabo. Quando chegou em casa, a ratinha veio brincar com ele. Ele a empurrou e disse: "Sai pra lá, você não percebeu o que fizeram no meu rabo?" Uma confusão foi armada na casa do rato...
Você percebeu como foi longe o efeito negativo de uma pessoa que é tóxica? Para o diabo, quanto mais pessoas tóxicas e intoxicadas melhor. Porém, Deus pode e quer curar estas pessoas para que elas sejam nutridoras, abençoadoras.
Em Provérbios 15.13 diz que a primeira coisa que acontece quando Deus nos cura e nos da saúde na alma, é a mudança na expressão facial. "O coração alegre aformoseia o rosto". Em outro verso Pv 15.15, diz que quando emocionalmente estamos bem, onde chegamos influenciamos pessoas, nutrimos com alegria. "... a alegria do coração é banquete contínuo". Uma pessoa, ao ser curada interiormente, sara de muitas enfermidade do corpo, porque são doenças psicossomáticas. É por isso que a Palavra de Deus diz:
"O coração alegre é bom remédio" Pv 17.22.
Uma boa dose de censo de humor é fundamental para lidarmos com as pressões do casamento
Quando os cônjuges se tornam sérios demais, o casamento passa a não ter vida, calor e alegria. Nunca se esqueça da importância de se descontrair, se divertir e desfrutar um do outro. Com razão disse Salomão: "Há um tempo certo para cada coisa: tempo para nascer, tempo para morrer, tempo para chorar, tempo para rir"
Ec 3.1-2 - Um conhecido adágio francês diz: "O dia mais perdido de todos é aquele o qual ninguém riu".
Não permita que o jogo da vida se torne uma batalha campal. Quando isto acontece, a relação se torna uma disputa, onde só há perdedores. Não há prazer, apenas medição de forças. A brincadeira no relacionamento jamais pode virar guerra.
O que faz o senso de humor? Ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Impede-nos de fazer tempestade em copo d'água. Permite aos cônjuges o direito de ser menos que perfeito. A capacidade de rir tira muito da pressão do relacionamento conjugal. O senso de humor é um lubrificante social.
Alguns ditados interessantes: "Ria e o mundo rirá com você". "Ria e o mundo rirá com você".
"O riso compartilhado cria um laço de amizade".
"O riso é a menor distância entre duas pessoas".
Ria sempre com, e nunca de... Ria com a esposa e nunca da esposa... ria com a sogra e não da sogra.. O riso é uma forma importante para manter a saúde de sua vida (Pv 17.22).
Autor: Pr. Josué Gonçalves - Dica de leitura 104 Erros que os Casais não podem cometer !
Visite: http://www.josuegoncalves.com.br/index.htm

Nenhum comentário: