
Um forte e abraço da família Boas Novas e para sua família, Débora, Gabi e Joaquim.
Um blog sério para divulgar nosso Ministério de Casais e família, com textos, fotos de pessoas sérias que só querem divulgar o nome do Senhor! Um blog que vai procurar ajudar os casais a ter um casamento melhor.
O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.
Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo.
Desejo tudo de ruim para ele.
Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:
- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.
O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.
O menino achou que seria uma brincadeira divertida e passou mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:
- Filho como está se sentindo agora?
- Estou cansado mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.
O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:
- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então lhe diz ternamente:
- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você
O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.
Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;
Que Deus abençoe cada um de vocês!
Essa mensagem é de um autor desconhecido!
FORTALEÇA SUA FAMÍLIA EM 2008
Por: Gilson Bifano
1 – Institua a “noite da família”
Escolha uma noite da semana e dedique para a família. Façam programas diferentes com toda a família.
2 – Almoce ou jante com sua família
Decida que pelo menos uma vez na semana toda a família irá almoçar ou jantar ao redor da mesa. Sem televisão ligada e nada de interrupções de chamadas telefônicas.
3 – Comemore os aniversários
Em 2008 todos os aniversários serão comemorados. Nem que seja com um bolinho e um refrigerante. Mas haverá muita alegria e gratidão. Inclua nesse item o aniversário de casamento, se você é casado.
4 - Leia um livro biográfico
Incentive cada membro da família ler uma biografia de alguém importante na história do cristianismo ou da própria humanidade.
5 – Tenha um momento de oração em família
Pelo menos uma vez por semana reúna a família para orações e leitura da Bíblia. Faça desse momento algo marcante para as crianças.
6 – Construa a árvore genealógica de sua família
Compre aqueles porta-retratos e cole as fotografias dos seus antepassados junto com as fotos de sua família.
7 – Faça um pic-nic com a família
Num dos feriados de 2008 faça um tradicional pic-nic com sua família. Leve aquelas coisas bem tradicionais de um pic-nic como por exemplo, frango, farofa, bolo, toalha para forrar o chão, etc.
8 – Abrace mais os membros da família
Crie o hábito de diariamente dar um abraço no seu cônjuge, nos seus pais e filhos. Quando você fizer isso durante 21 dias se tornará um hábito em sua vida.
9 – Escreva uma carta para um membro da sua família
Decida escrever, do próprio punho, uma carta para um parente e expresse seu amor, sua gratidão e valorize alguns gestos daquela pessoa que marcou sua vida.
10 – Saia com sua família para tomar um café da manhã
Pelo uma vez em 2008 faça uma surpresa à sua família. Convide todos os membros para tomar um café da manhã num hotel da cidade.
11 – Monte um quebra-cabeça em família
Ao longo de 2008 monte, em família, um quebra-cabeça, de preferência de 1000 peças. Depois faça um quadro dele.
12 – Convide o pastor da sua família para almoçar em sua casa
Procure saber o prato preferido do pastor da sua família e ofereça a ele e à sua família um banquete e diga para a família pastoral o quanto é amada por todos vocês.
13 – Assista um filme juntos
Sugerimos, por exemplo, que toda a família assista o filme “Procurando Nemo", "Um homem de família", por exemplo e depois converse sobre as lições que cada um aprendeu.
14 – Uma semana sem televisão
Combine com a família a desligar a televisão por uma semana. Nesses dias procurem preencher o tempo com algumas atividades alistadas neste artigo.
15 – Promova o dia do diálogo
Escreva em pedaços de papel temas, como por exemplo, “sexo”, “dinheiro”, “morte”, “namoro”, e nesse dia sorteie um tema e converse abertamente com sua família.
16 – Saia com sua família para um passeio
Pode-se colocar num papelzinho onde cada membro da família gostaria de passear, em algum lugar da cidade, e faça um sorteio do local para toda família passear.
17 – Faça uma limpeza nos armários
Reúna toda a família e faça uma limpeza em todos os armários. Verifiquem aquelas roupas e brinquedos que não foram usados nos últimos meses e dê para pessoas pobres ou para alguma instituição de caridade.
18 – Visite um cemitério.
Isso mesmo. Promova uma visita com sua família a um cemitério e veja as expressões de afeto escritas nas tumbas e converse sobre a vida, morte e família. Recomendamos fazer essa visitar para as famílias que têm crianças a partir 11 anos.
19 – Faça um mutirão da família
Escolha uma pessoa do seu conhecimento, de preferência um idoso, e passe, com sua família um dia inteiro. Nesse dia promova uma faxina geral e faça coisas que alegre o anfitrião.
A ORAÇÃO CRISTÃ É PECULIAR NA MEDIDA EM QUE ESTABELECE A COMUNHÃO COMO PRINCÍPIO. DEUS É CHAMADO DE PAI. A PALAVRA QUE JESUS USA PARA 'PAI' É O ARAMAICO 'ABÁ', QUE SIGNIFICA LITERALMENTE 'PAPAIZINHO'. NÃO QUE TENHAMOS QUE ORAR INVOCANDO A DEUS ASSIM! PODEMOS INVOCÁ-LO CHAMANDO-O DE 'PAI', 'SENHOR', 'REI', 'DEUS', 'JAVÉ' (JEOVÁ). A FORMA AQUI NÃO IMPORTA. O IMPORTANTE É A INTIMIDADE QUE NASCE DA REVERÊNCIA, DO TEMOR, DA ENTREGA, DA SUBMISSÃO, DO CONHECIMENTO, DA EXPERIÊNCIA, DA PROXIMIDADE...
COMO ESTA INTIMIDADE COM O PAI É POSSÍVEL? SOMENTE POR CAUSA DA PROXIMIDADE COM JESUS. "VÓS NÃO ME ESCOLHESTES A MIM, MAS EU VOS ESCOLHI A VÓS, E VOS DESIGNEI, PARA QUE VADES E DEIS FRUTOS, E O VOSSO FRUTO PERMANEÇA, A FIM DE QUE TUDO QUANTO PEDIRDES AO PAI EM MEU NOME, ELE VO-LO CONCEDA" (JOÃO, 15.16). "E EU LHES DEI A GLÓRIA QUE A MIM ME DESTE, PARA QUE SEJAM UM, COMO NÓS SOMOS UM; EU NELES, E TU EM MIM..." (JOÃO 17.22-23).
Responsabilidade Espiritual dos Pais
Quando falamos sobre Deus à uma criança ela raciocina:
"Deus deve ser parecido com o meu pai: Agora eu já consigo entender como Ele é!"
A criança busca compreender Deus através da IMAGEM que tem dos pais terrenos.
Os pais devem dar aos filhos:
Mas os pais que são:
Incutem uma idéia pobre de paternidade. Será difícil para filhos de pais ansiosos, inconstantes, dominadores, compreenderem realmente quem é Deus.
ESTES FILHOS PODEM ATÉ SE TORNAREM CRISTÃOS, MAS TERÃO DIFICULDADE COM A FÉ EM DEUS, POIS VIVEM ANSIOSOS, TEMEROSOS, COM RAIVA DE DEUS... SE CULPANDO. VIVEM UMA VIDA MEDÍOCRE.
EXEMPLO: Um pai, brincando com seu filho, disse para o filho se jogar de um muro no colo dele.
O filho se jogou, e o pai se afastou e deixou o filho cair no chão.
Então o pai disse cinicamente ao filho: "Isso é para você aprender a nunca confiar em ninguém".
Batemos em uma criança quando estamos com raiva e lhe dizemos:" Isso é para o seu bem!!", ao invés de admitirmos: "ISTO ME FAZ SENTIR MELHOR".
Fazemos uma promessa e deixamos de cumpri-la.
Se agirmos como os 3 exemplos acima, os nossos filhos não irão aprender a confiar.
Quando filhos de pais assim se tornam cristãos querem confiar em Deus, mas por alguma razão, isso é difícil demais. Seus sentimentos sussurram: "Cuidado você pode não pode depender dEle. Você pode ser usado, ou pode ser magoado. Não confie, não é seguro, Ele vai falhar, Ele não te aceita, Ele não te perdoa, Ele não te ama incondicionalmente".
É lindo percebermos que podemos, de fato, ensinar à nossos filhos o AMOR E A NATUREZA DE DEUS ATRAVÉS DO MODO DE VIVERMOS NO NOSSO DIA A DIA.
É amedrontador tal privilégio dado à nós.
Tememos saber que nossos próprios complexos podem interpor obstáculos entre nossos preciosos filhos e Deus.
Que Deus nos ajude a exercer e sermos sensíveis a esta tarefa.
O fato de estarmos conscientes dessa responsabilidade nos ajuda a prosseguirmos como pais responsáveis e dependentes de Deus.
Que Deus nos abençoe.